Exames e Procedimentos
Fisioterapia
A maioria das pessoas associa a fisioterapia somente aqueles exercícios necessários após lesões musculares, cirurgias ou recomendados para pessoas idosas. Quem gosta ou acompanha esportes também deve lembrar de algum jogador afastado por machucados e que iniciou tratamento fisioterápico.
Mas, na verdade, a área é muito mais ampla e capaz de atender diversos quadros, sejam eles para tratar condições físicas pontuais ou persistentes, como uma torção do tornozelo ou malformação postural.
Com o intuito de preservar, desenvolver, reabilitar e manter o bom funcionamento dos sistemas internos ou externos, a fisioterapia atende à saúde do paciente em suas diversas necessidades, mas nem sempre é reconhecida ou valorizada.
O que é Fisioterapia?
A fisioterapia é uma ciência focada no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação dos pacientes que possuam algum distúrbio de movimento ou funcionamento (cinético funcional) dos órgãos ou sistemas corporais, segundo a definição do Crefito 9, que é o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Doenças ocasionadas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas podem ser trabalhadas pelos profissionais habilitados, visando manter ou recuperar a saúde do paciente, preservando a integridade de órgãos, sistemas e funções, sem desconsiderar os aspectos psicológicos e sociais.
Para que serve a fisioterapia?
Os atendimentos mais recorrentes em clínicas, são geralmente devido a lesões, fraturas e alterações que restrinjam a mobilidade do paciente, mas não é apenas na reabilitação que a fisioterapia se aplica.
Fazer sessões de fisioterapia não deve ser uma medida de último caso ou delimitada por outros tratamentos. Diversos estudos apontam as melhoras significativas na qualidade de vida pessoal, social, física e mental quando há a atuação do fisioterapeuta, seja como modo terapêutico, paliativo ou preventivo.
Como é uma sessão de fisioterapia?
É difícil determinar como uma sessão acontece, pois isso vai depender do quadro do paciente. Mas, se considerarmos a fisioterapia clínica, a maioria dos pacientes passa por uma avaliação em que são verificados os quadros de dor, queixas e limitações.
Após identificado o objetivo principal da terapia, diminuir a dor, recuperar o músculo, corrigir a postura, são indicados exercícios físicos de baixo impacto para melhorar a movimentação e amplitude.
Após os exercícios, é possível que sejam aplicadas ondas de eletroestimulação para estimular e fortalecer a musculatura. Todos os exercícios são ensinados e acompanhados pelo profissional e irão depender de cada caso.
* Minuto Saudável
https://minutosaudavel.com.br/fisioterapia