Exames e Procedimentos
Terapia de Cabine
A terapia de cabine é uma das estratégias terapêuticas utilizadas para reabilitação do processamento auditivo central. São atividades realizadas em cabine acústica para desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades auditivas. Nesta terapia são fortalecidos os processos e habilidades auditivas, facilitando as estratégias de compensação.
Ademais, são enfatizados aspectos como: consciência fonológica; estimulação unilateral e bilateral; dessensibilização de fala em presença de ruído; atenção seletiva e escuta direcionada; discriminação de padrões temporais de frequência, intensidade e duração; memória e rotulação linguística.
É o tratamento indicado para os Distúrbios do Processamento Auditivo. Baseia-se na capacidade do cérebro em se modificar mediante estímulos, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando numa audição mais eficiente.
A realização desses exercícios com certa freqüência e por certo período de tempo é capaz de modificar as estruturas cerebrais, alterando e fortalecendo as redes neurais melhorando habilidades auditivas específicas, além da memória e da atenção auditiva.
Benefícios da Terapia de cabine:
-
Melhora a clareza do som;
-
Aumenta a velocidade de processamento de informações;
-
Estimula conexões no córtex auditivo;
-
Melhora a compreensão linguística e uso espontâneo de maior vocabulário;
-
Melhora ligações auditivas e visuais;
-
Melhora a eficiência do corpo caloso;
-
Estimula e integra de todo o cérebro através do uso de melodia complexa, ritmo e harmonia;
-
Integra o hemisfério direito com entradas multissensoriais através do cerebelo;
-
Ativa vias auditivas eferentes;
-
Melhora a memória auditiva.